Terça-feira, 4 de Outubro de 2011
Projecto prático

 

No post anterior apresentei em largas palavras o projeto iNeighbour e os seus objetivos enquanto aplicação IPTV orientada para os seniores. Importa agora perceber como pretendo socorrer-me desta aplicação para desenvolver a minha dissertação.


Pois bem, na aplicação já existente foram concebidos alguns mecanismos de controlo e monitorização da atividade dos idosos com vista à criação de uma figura de controlo, “o caregiver”.


Esta figura, tipicamente um filho ou responsável de uma instituição à qual o idoso se encontre vinculado, terá por missão garantir o bem estar do idoso e gerir a informação de forma a poder atuar sempre que algo fora do normal ocorra com o idoso.


Estes mecanismos já criados pressupõe o armazenamento do consumo televisivo, do histórico de medicação e o lançamento de uma janela de presença, semelhante à utilizada no Grooveshark, sempre que o utilizador passe algum tempo sem interagir com a aplicação.


A questão essencial é compreender como podemos usar todos estes dados para garantir uma perfeita monitorização da atividade sem por em causa a privacidade e a não intrusão destas funcionalidades no dia a dia do idoso.


A resposta não é simples, mas é justamente na sua procura que se enquadra o meu trabalho. Assim, e nesta fase, o que se pretende criar é um mecanismo que possibilite fazer a gestão do lançamento dessa mesma janela com base no padrão de consumo televisivo. Ou seja, dar ao sistema inteligência suficiente para só lançar a janela no caso da falta de interação não ir ao encontro do padrão de comportamento habitual.


Por exemplo, se o utilizador está a ver um jogo de futebol e se habitualmente ele vê futebol não faz sentido lançar a janela durante o jogo pois sabemos à partida que este não interage com o comando durante os 90m de duração da partida.


Paralelamente, surge a necessidade de criar uma plataforma onde o Caregiver possa aceder a estes dados e fazer a gestão dos avisos. Para solucionar este problema pretende-se construir uma aplicação Web orientada para plataformas mobile. Nesta aplicação o utilizador (Caregiver) poderá ter acesso ao histórico de avisos e a partir das recomendações da aplicação tomar as medidas que entender necessárias para solucionar eventuais problemas.


Grosso modo são estas as ideias bases da minha dissertação, no entanto ao longo dos próximos posts explicarei com maior detalhe as particularidades da WebApp e da construção do mecanismo de lançamento e gestão dos alertas.




1 comentário:
De almeida a 11 de Outubro de 2011 às 10:54
Nuno, um pequeno typo no 3º parágrafo "iodo" em vez de "idoso"

no registo científico procura evitar expressões como "garantir uma perfeita monitorização" - a perfeição é muito difícil, se não impossível, de alcançar. "Uma melhorada optimização"

Relativamente à "inteligência" do sistema esta poderá vir não apenas do consumo televisivo mas também de outras informações do próprio iNeighbour e que permitam perceber melhor a razão de uma falta de interação ou ausência, correto?


Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar neste blog
 
.Novembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30


.posts recentes

. Índice do enquadramento t...

. Pergunta de investigação

. WebApp

. Projecto prático

. Apresentação

.arquivos

. Novembro 2011

. Outubro 2011

.tags

. todas as tags

blogs SAPO
.subscrever feeds